"Nós gostamos do que fazemos. Pescar é viver."

 
Nós & os nós Imprimir E-mail

Nós de pescaTodo pescador tem que saber fazer nós. Às vezes, os nós são os grandes responsáveis por nossos sucessos ou insucessos na pescaria, pois o nó é o elo mais fraco no “cabo de guerra” entre o pescador e o peixe tão desejado. 

 

Por isso, alguns cuidados são fundamentais ao fazermos qualquer tipo de nó, como os seguintes: 

. Não economize linha ao fazer o nó;

. Lubrifique sempre o nó (com saliva ou água);

. Aparência também é importante:  se não parecer bem feito, refaça o nó;

. Use um cortador de unhas, tipo Trim, para aparar os nós.
 

Existem hoje dezenas de nós, e para descrevê-los seriam necessárias muitas páginas, fotos e diagramas, mas nossa intenção aqui é simplificar, concentrando-nos em uns poucos nós, eficientes e práticos. São nós que atendem a quase todas as nossas necessidades, sem grandes complicações. Nesta apresentação, dividiremos os nós em dois grupos: 

 

a) Nós de União: usados para unir duas linhas que podem ser de monofilamento,  multifilamento,  fluorocarbono,  ou aço flexível encapado


b) Nós terminais: usados para amarrar a linha de pesca a algum acessório, que pode ser: giradores, snaps, anzóis, bóias, etc.

 


NÓS DE UNIÃO:

 

1º)  Nó Albright:  usado quando se quer prender um líder de linha mais grossa à linha principal, mais fina,  e pode ser: monofilamento x  monofilamento mais grosso, mono x  fluorocarbono,  mono  x  multifilamento, ou mono  x  aço encapado.

Nó Albright

 

2º)   Nó de Sangue: usado quando vamos unir linhas de diâmetros iguais ou com até 50% de de diferença de diâmetro.

Nós de Sangue

 

3º)  Nó  multi-mono:  usado quando se quer unir monofilamento ou fluorocarbono à linha de multifilamento. É baseado no nó Albright,  com modificação que visa  sobrepor  o multifilamento e deixá-lo mais apertado no fluorocarbono.

 

Nó multi-mono

NÓS TERMINAIS
 

1º)  Nó Único:  usado para amarrar anzóis, snaps, giradores, bóias, enfim pode ser usado em quase todas as situações, inclusive para amarrar as linhas aos carretéis de molinetes e carretilhas.  Não é recomendado para linhas multifilamento.

 

Nó único

 
 

2º)  Nó Palomar:  usado para prender anzóis, giradores, snaps,  este nó é especialmente indicado para fazer nós terminais quando usamos linhas multifilamento, pois é muito simples e de alta resistência.

 

Nó Palomar

 

Acredito que o pescador que dominar  a execução dos cinco nós acima estará muito bem servido, em qualquer das suas necessidades.

 (Texto de Ailton Salgado)

 


 

 

 
 

English Speaking Anglers

You are welcome!

 We can answer your questions in English.
Just write us.
Our e-mail address is: guiasdepescabh@gmail.com
We will be glad to help you in your inquiries about sport fishing in Brazil (freshwater).

Enquete

Pesque-e-Solte: Você é a favor de pescar e soltar o peixe?
 
logomarcas4.gif