"Nós gostamos do que fazemos. Pescar é viver."

 
As varas de pesca modernas Imprimir E-mail

 

Amigos, vamos falar um pouco sobre as varas de pesca, cuja importância no sucesso de uma pescaria é inegável. Nas especificações e no processo de fabricação, as varas de carretilha e as varas de molinete são iguais. Na vara de carretilha, esse aparelho é fixado no topo da  vara, normalmente sobre um punho com gatilho que permite ao pescador melhor controle sobre o equipamento, no arremesso e na briga com o peixe. Na vara de molinete, o molinete e os passadores ficam na parte inferior da vara.

 

Construção: Acompanhando a posição da carretilha na vara, os passadores ficam no topo do corpo da vara, alinhados com o assento da carretilha, numa sequência descendente de tamanho. O diâmetro dos passadores da vara de carretilha não é tão largo com os das varas de molinete, devido à diferença da forma como esses equipamentos liberam a linha. Em princípio, o número de passadores é baseado no comprimento da vara,  tendo em conta também a sua flexibilidade (varas mais longas e varas mais flexíveis têm mais passadores). As varas modernas, apropriadas para o uso de linhas multifilamento, têm passadores e ponteiras com anéis de cerâmica ou com acabamento em titânio, para resistir ao atrito dessas linhas.

 

Ação da vara de pesca: Diz respeito à velocidade com que o blank (corpo da vara) se recupera, ou volta à sua forma normal, quando flexionada. Está também relacionada com o tamanho e o peso das iscas que se vai usar.

 

Ação Extra-Rápida (X-Fast Action): dobra o primeiro ¼ da vara, na parte da ponta.

 

Ação Rápida (Fast action): dobra o primeiro 1/3 da vara

 

Ação Média ou Moderada (medium action): dobra cerca de metade da vara

 

Ação Lenta (slow action):  dobra progressivamente  a vara inteira

 

As varas de ação média arremessam melhor iscas artificiais pequenas. Varas de ação extra-rápida e rápida têm uma fisgada mais rápida e firme. Varas de ação lenta arremessam melhor iscas vivas à distância.

 

Materiais do corpo da vara: As varas atualmente são feitas de grafite (carbono), fibra de vidro, ou de uma combinação desses dois materiais (composite).  As varas de grafite são as melhores quanto à flexibilidade e poder de briga, e mais sensíveis para se perceber o peixe na outra ponta.

 

As varas de fibra de vidro são mais duráveis, porém bem menos sensíveis e mais pesadas que as de grafite. Entretanto, se prestam muito bem à pesca pesada, onde não se arremessa as iscas o tempo todo.

 

As varas de  “composite”  são uma mistura dos dois materiais, são mais leves, e mais sensíveis que as varas de fibra de vidro, mas não tão refinadas como as varas de carbono.

 

O que separa uma vara de pesca de R$500 de uma vara de R$50? engenharia da construção, e  qualidade dos materiais, o que inclui: o desenho do cabo, o reel seat (fixador da carretilha ou molinete), o material do cabo,  os passadores e a ponteira.

 

 

 

Resistência da Vara de Pesca: Poderíamos dizer melhor: “adequação da vara de pesca”, pois as indicações que vêm impressas no corpo da vara, normalmente em libras, se referem à resistência das linhas de pesca mais adequadas para se pescar com aquela vara.  Isso não quer dizer que não se consegue pegar um peixe de dez quilos com uma vara de  15 libras (6,8 quilos),  pois temos a nosso favor três fatores: a resistência da linha,  a resistência da vara, e a regulagem do freio (fricção) da carretilha ou molinete, além da nossa habilidade como pescadores. E o peixe naturalmente tem de ser retirado da água com o alicate de contenção, o puçá,  ou com as mãos.

 


Peso das iscas (Lure Weight): Outro detalhe importante no uso correto das varas de pesca em geral, e das varas de carretilha usadas para a pesca de arremesso (baitcasting), é a adequação das varas ao peso das iscas (artificiais ou naturais) utilizadas. Os pesos recomendados vêm também impressos nas varas, normalmente em onças (oz), e indicando um intervalo.  Por exemplo:De  ¼ a 1 oz  (de 7 a 28 g).

 
 

English Speaking Anglers

You are welcome!

 We can answer your questions in English language.
Just write us.
Our e-mail address is: guiasdepescabh@gmail.com
We will be glad to help you in your inquiries about sport fishing in Brazil (freshwater).

Enquete

Pesque-e-Solte: Você é a favor de pescar e soltar o peixe?
 
logomarcas4.gif