"Nós gostamos do que fazemos. Pescar é viver."

 
Como tirar sua licença de pesca amadora


 
Aqui na oficina de conserto de equipamentos de pesca do Ailton, somos procurados com freqüência por pescadores pedindo ajuda para tirar suas licenças de pesca. Essa dificuldade sobre como proceder, por parte da maioria dos pescadores, foi agravada por dois fatos recentes, que foram: 

1) para a carteira de validade nacional,  a responsabilidade pela sua emissão, que era do IBAMA  e passou para o recém criado MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA;  e

2) para a carteira de validade aqui no Estado de Minas Gerais, a recente mudança do  I.E.F.-Instituto Estadual de Florestas, que fechou seu escritório aqui no centro da cidade, mudando-se para a “Cidade Administrativa”.
 

Hoje a facilidade de se obter a Licença  (Carteira) de Pesca  é maior através da Internet, pois basta seguir alguns passos, conforme relatado a seguir, para se obter esse documento legal e indispensável para se pescar. Vejam como proceder:
 

Carteira de Validade Nacional:  Essa licença é emitida pelo Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), e tem validade por um ano, em todo o território nacional, a partir da data de sua emissão.  Sugerimos que os amigos pescadores tirem a licença para a Pesca Embarcada,  que custa hoje R$60,00,  pois esta categoria lhes permitirá pescar tanto embarcado como desembarcado.
 

Os passos para tirar a licença são:

1) Entrar no site  http://www.mpa.gov.br/ 

2) clicar em “Nova Licença da Pesca Amadora”, lendo as informações e orientações para fazer o cadastro individual; 

3) clicar em “Iniciar o preenchimento dos dados” = vão aparecer na tela  cinco opções  clique na opção de seu interesse;

4) Optar pelo indicador “Iniciar solicitação de Licença para Pesca Amadora” e responder ao questionário;

5) clicar em “Continuar”; 

6) fazer a revisão dos seus dados e clicar em “Confirmar”.  Você vai obter a “Licença Provisória para a Pesca Amadora”; 

7) Clique para imprimir seu  protocolo, sua “Licença Provisória”  e para obter a Guia de  pagamento.  Pague o boleto bancário em qualquer banco até o vencimento indicado. Após decorridos 10 dias úteis do pagamento da Guia, retorne ao site e clique em “Imprimir Licença Definitiva da Pesca Amadora” para ter a sua licença válida por um ano. 


 

Carteira de Validade Estadual (Minas Gerais): Emitida pelo IEF-Instituto Estadual de Florestas, entidade responsável pela fiscalização da pesca amadora em Minas.    Sugerimos que os que fazem somente a pesca regional também tirem a carteira de pesca embarcada (custa R$53,10) pois assim estarão habilitados para a pesca embarcada ou desembarcada.       

Passos a seguir:

1) Entrar no site: www.ief.mg.gov.br/pesca/carteira-para-pesca-amadora  

2) Ao abrir a página “Carteira para pesca amadora”,   clicar sobre a expressão  “formulário on line”que está destacada em azul  no texto.

3) Preencher os dados pessoais e seguir os passos para a emissão da Guia de recolhimento da taxa.


No caso do IEF, a licença pode ser tirada pessoalmente também no seguinte endereço desse órgão: Av. Nossa Senhora do Carmo, nº 90 – Bairro Carmo – BH– Tel. 3228.7703
 

Lembramos aos amigos pescadores que aposentados,   maiores de 65 anos, e menores de 12 anos não são obrigados a tirar a licença de pesca, porém deverão apresentar documentos comprovando sua condição.
 

Boas pescarias para todos!...

 
 

English Speaking Anglers

You are welcome!

 We can answer your questions in English.
Just write us.
Our e-mail address is: guiasdepescabh@gmail.com
We will be glad to help you in your inquiries about sport fishing in Brazil (freshwater).

Enquete

Pesque-e-Solte: Você é a favor de pescar e soltar o peixe?
 
logomarcas4.gif